Roda de Conversas

Com o intuito de valorizar e divulgar a cultura do forró pé de serra, o Baila Brasil, em uma iniciativa inédita no país, organiza durante o evento, duas rodas de conversas, onde os amantes do forró poderão discutir, debater, trocar informações e conhecimentos, além de conhecer um pouco mais da história de pessoas que contribuem para difusão do ritmo. 

 

Mesa Redonda Baila Brasil 2019

19/04/2019

Horário: 17h às 18:30. 

Tema: FORRÓ: Evolução da dança e novas tendências 

Participantes:  Daniel Marinho, Hugo Silva, Lucas Dumont e Diandra Souza

 

20/04/2019

Horário: 17h às 18:30.

Tema: Universalização do Forró e a difusão do Ritmo na mídia

Participantes:  Ivan Dias, Pia Ovalle, Dj Vhinny Santero e Will Santos.

 

Mediação de Marcos Calheiros e Rangel Sales

Participação de David Chaves Fugazza e Nelsimar Bastos

iPad

Participantes

Marcos Calheiros

Marcos Calheiros

Mediador

Gastrônomo, especialista em gestão de bares e restaurante, docente do curso de Gastronomia do Senac/Vitória, Docente convidado para o

Curso de Gastronomia da Faculdade de Vila Velha, Ex coordenador de projetos sociais de dança Forró Roots. Atualmente pesquisa sobre Sociologia da alimentação e a influência negra na gastronomia brasileira.

Diandra Souza

Diandra Souza

Professora de Forró

Diandra começou a dançar forró em 2010, no Pé Descalço e em 3 anos chegou ao nível mais avançado da escola. Foi convidada a dar aulas na unidade do Pé Descalço Cidade Jardim em 2012. 

David Chaves Fugazza

David Chaves Fugazza

Jornalista e fotografo

Chaves, como é conhecido no mundo do forró, descobriu o ritmo há pelo menos uma década. Curioso por natureza e dançador de paixão, neste tempo, Chaves já colecionou Lps, tocou triângulo, apresentou programa de rádio, e, principalmente, ajudou algumas pessoas a conhecerem o forró através de suas resenhas sobre a valorização do ritmo e sobre os diversos festivais que já participou no Brasil.

Rangel Sales

Rangel Sales

Mediador

Mestre em educação tecnológica, especializado em projetos editoriais multimidiáticos, graduado em comunicação social, técnico em design gráfico. Atleticano, apaixonado por forró e pela cultura nordestina, por educação e por espaços musicais.

Lucas Dumont

Lucas Dumont

Professor de Forró

Dançarino a 12 anos e professor a mais de 9 anos, Lucas Dumont ministrou workshops em diversos lugares, dentro do Brasil (como Juiz de Fora, São Paulo, Niterói e Divinópolis) e fora (Alemanha, França, Espanha, Portugal, Rússia e Japão). Acredita na metodologia e em como a dança faz bem para as pessoas, sendo ela uma harmonia e equilíbrio entre 3 coisas, o dançarino, seu par e a música.

Nelsimar Bastos

Nelsimar Bastos

Participante

Nelsimar Bastos Gonçalo, Engenheiro Agrônomo, Especialista em Sustentabilidade,  Elaboração e Gestão de Projetos. Natural de Guriri, São Mateus-ES, é louco por forró desde criança. Colecionador de vinil, Dj de Forró Pé-de-serra e Brasilidades. Atualmente sediado em Paris.

Dj Vhinny Santerio

Dj Vhinny Santerio

Participante

Daniel Marinho

Daniel Marinho

Participante

Dançarino, professor de dança de salão especializado em forró e coreógrafo, iniciou sua vida na dança de salão em 1999, com apenas 9 anos de idade, compondo o Grupo Infantil da Academia Bahiana de Dança de Salão (ABDS).

Passados 14 anos entre os níveis de aprendizagem de monitor, professor assistente e professor titular, aprendendo as mais diversas técnicas de ensino e musicalidade, opta por se aperfeiçoar no forró.

Em 2008 conhece o forró estilo Itaúnas, popularmente conhecido como roots e atrelando sua vivência e sua técnica de dança de salão desenvolve uma didática própria para ensinar o estilo, ficando reconhecido como excelente profissional do estilo Itaúnas no âmbito nacional e internacional.

Ivan Dias

Ivan Dias

Participante

Produtor, pesquisador, DJ, blogueiro e ativista cultural.

Pia Ovalle

Pia Ovalle

Forrozeira e ex Produtora de Forró

Pia Ovalle conheceu o forró em uma das suas primeiras viagens pelo Brasil, em meados de 2006. Mas a chilena com alma de brasileira se apaixonou pelo ritmo quando começou a produzir forró em Londres, o que fez durante 10 anos e quando aprendeu a dançar.  

Hoje, Pia viaja o mundo em busca de forró e é facilmente encontrada dançando nos principais festivais de forró do Brasil e do Velho Continente.

Hugo Silva

Hugo Silva

Participante

Frequentador de forró e colecionador de músicas, um dos idealizadores e Djs de forró em Contagem, Betim e também em Belo Horizonte. Dj residente do Forró do QG por 3 anos, na 7&8 Associação Cultural de Dança de Salão - Fátima Ramos, iniciei minha carreira como professor, quando ganhei uma bolsa para integrar a escola, em 2004. Lá iniciei meu aprendizado em ritmos de dança de salão. Em 2013 me formei como professor titular na 7&8 e em 2015. Hoje, dirijo a escola #SimboraDançar, que tem como ritmo predominante o Forró Pé de Serra (Roots). Aproveitando o meu conhecimento e vivência na Dança de Salão, desenvolvi uma didática própria para ensinar o estilo roots, e hoje ministro aulas particulares e workshops nacionais e internacionais.

Will Santos

Will Santos

Participante

Relações Públicas, músico e Produtor.

Trabalhou como músico e produtor do Trio Candiêiro.

Produziu o Trio Dona Zefa 

Trabalhou na comunicação e produção do Canto da Ema.

Atualmente está no Trio Borogodó e é idealizador da Matutando Produções.